Data: 9 de
Outubro de 2016
TEXTO ÁUREO
“E o mundo
passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece
para sempre” (1Jo 2.17).
VERDADE PRÁTICA
A Igreja de Jesus
Cristo é o farol para um mundo em trevas e decaído.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo
16.1-15.
1 — E,
partidos de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de
Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois que
saíram da terra do Egito.
2 — E
toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no
deserto.
3 — E
os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera que nós morrêssemos por mão do
SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne,
quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes tirado para este deserto,
para matardes de fome a toda esta multidão.
4 — Então,
disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá
e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha
lei ou não.
5 — E
acontecerá, ao sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que
colhem cada dia.
6 — Então,
disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que o SENHOR
vos tirou da terra do Egito,
7 — e
amanhã vereis a glória do SENHOR, porquanto ouviu as vossas murmurações contra
o SENHOR; porque quem somos nós para que murmureis contra nós?
8 — Disse
mais Moisés: Isso será quando o SENHOR, à tarde, vos der carne para comer e,
pela manhã, pão a fartar, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com
que murmurais contra ele (porque quem somos nós?). As vossas murmurações não
são contra nós, mas sim contra o SENHOR.
9 — Depois,
disse Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos
para diante do SENHOR, porque ouviu as vossas murmurações.
10 — E aconteceu que, quando falou Arão a toda
a congregação dos filhos de Israel, e eles se viraram para o deserto, eis que a
glória do SENHOR apareceu na nuvem.
11 — E o SENHOR falou a Moisés, dizendo:
12 — Tenho ouvido as murmurações dos filhos de
Israel; fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes, comereis carne, e, pela
manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.
13 — E aconteceu que, à tarde, subiram
codornizes e cobriram o arraial; e, pela manhã, jazia o orvalho ao redor do
arraial.
14 — E, alçando-se o orvalho caído, eis que
sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada
sobre a terra.
15 — E, vendo-a os filhos de Israel, disseram
uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes, pois,
Moisés: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer.
HINOS SUGERIDOS
35,
467 e 609 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar
que Deus tem provisão, mesmo em um mundo em crise, para aqueles que creem.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo em
um mundo em crise. Mas o Reino de Deus não está em crise. Não podemos nos
esquecer que não estamos sozinhos nesse mundo tenebroso. O Senhor Jesus
prometeu estar conosco até a consumação dos séculos. Mesmo vivendo em um mundo
decaído, podemos contar com a proteção, provisão e cuidado do Pai Celeste.
PONTO CENTRAL
Podemos
ver a provisão de Deus mesmo vivendo em um mundo em crise.
I.
PROVISÃO DIVINA EM UM MUNDO CAÓTICO
1.
A provisão de Deus no deserto. Temos
um Deus que supre as nossas necessidades. Durante quarenta anos o Senhor
sustentou o seu povo no deserto. Todos os dias, com exceção do sábado, os
israelitas recebiam o maná e cordonizes para o seu sustento (Êx 16). A provisão
era diária. Não faltou água, alimento, roupa e calçado até o dia em que
chegaram à Terra Prometida. Porém, no meio do povo de Deus sempre há pessoas
incrédulas e murmuradoras. Os israelitas não demonstraram gratidão pela
provisão divina; diante de alguma dificuldade, logo murmuravam e reclamavam de
Deus. Qual tem sido sua atitude diante das crises?
2.
A provisão de Deus para Elias em Querite (1Rs 17.1-6). Certo dia, Elias profetizou para o rei Acabe
dizendo que não choveria por um bom período de tempo. Acabe sabia que a falta
de chuva ia mexer com a economia do seu reino. Haveria um período difícil de
escassez. Então, Deus mandou que o profeta Elias se escondesse junto ao ribeiro
de Querite (v.3). Elias obedeceu a Deus. A obediência nos faz experimentar a
provisão de Deus. Quem está em desobediência dificilmente desfrutará da
provisão divina. O servo do Senhor bebia das águas do ribeiro, e a cada manhã
comia da comida que os corvos lhe traziam. Elias experimentou a provisão de
Deus.
3.
A provisão de Deus para Elias em Sarepta (1Rs 17.8-16). Elias não podia aparecer publicamente, pois
Acabe estava à sua procura. Depois que o riacho de Querite secou, Deus ordenou
que o seu profeta se dirigisse à aldeia de Sarepta. Perto dos portões da
cidade, ele encontrou uma viúva que recolhia gravetos. Como no ribeiro de
Querite, a provisão de Deus veio de forma inusitada. Deus havia utilizado
corvos para alimentar o profeta. Agora uma viúva deveria cuidar de Elias. Em
geral, as viúvas dependiam dos seus filhos e parentes para sua sobrevivência. Ao
chegar à casa da viúva, Elias lhe pede água e pão. A mulher respondeu que não
tinha pão. Em sua casa, havia apenas um punhado de farinha e um pouco de
azeite. Então, o profeta desafia aquela mulher a assar primeiro um pão para
ele. A mulher acreditou na palavra do profeta. Para ver a provisão divina é
preciso crer. A provisão de Deus veio para Elias e para viúva que o acolheu. A
farinha e o azeite da mulher não se acabaram até o dia em que as chuvas
voltaram a cair.
SÍNTESE
DO TÓPICO (I)
Podemos
experimentar a provisão divina mesmo vivendo em um mundo caótico.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Não há que duvidar
que o tempo todo Deus sabia como alimentaria os israelitas no deserto. Quando
murmuraram, o Senhor revelou seu plano de fornecer pão dos céus para colherem a
porção para cada dia. Até no fornecimento de pão Deus faria uma prova: Queria ver
se o povo andaria em sua lei ou não. No sexto dia, as pessoas achariam
quantidade suficiente de pão para durar dois dias, em cumprimento da lei do
sábado.
Deus queria que
estes israelitas soubessem que aquele que os tirou do Egito ainda estava com
eles. À tarde sabereis e amanhã vereis. A glória mencionada no versículo 7 diz
respeito à realização da mão de Deus no suprimento do pão, ao passo que a
glória referida no versículo 10 era a manifestação especial de Deus na nuvem.
Moisés repreendeu
os israelitas por murmurarem contra ele e Arão, pois nada significavam — era
Deus quem os conduziriam. Quando Deus lhes desse carne e pão para comer, eles
saberiam que o Senhor ouviria as murmurações feitas contra ele. De certo modo,
fornecer comida desta maneira era uma repreensão. Deus não forneceu comida só
porque reclamaram; Ele queria que soubessem que Ele era o Senhor e que não
estava contra seus servos, mas contra quem murmurava.
Os filhos de Israel
seriam humilhados diante de Deus. Arão os reuniu, dizendo: Chegai-vos para
diante do Senhor, porque ouviu as vossas murmurações. Quando se aproximaram e
olharam para o deserto, de repente a glória do Senhor apareceu na nuvem. A
prova inconfundível da presença de Deus na coluna de fogo autenticou as
palavras de Moisés e preparou o povo para a glória mais encoberta de milagre
que ocorreria. A glória do Senhor deu a estes fracos seguidores de Deus de ver
o mal dos seus corações quando contemplassem a fidelidade de Deus para com
eles. Com a realização do milagre da carne e do pão, eles saberiam que o Senhor
era o seu Deus. Ele teve paciência com estes crentes fracos, cuja fé
necessitava de crescimento; em outra época, depois de terem tempo para
amadurecer (Nm 14.11,12), eles foram punidos por causa da permanência na incredulidade”
(Comentário Bíblico Beacon. 1ª Edição. Volume 1. RJ: CPAD, 2005,
pp.175,76).
II.
UM MUNDO CAÓTICO
1.
O mundo jaz do Maligno. João, o
apóstolo de Jesus Cristo, declarou qual é a situação deste mundo: “Sabemos que
somos de Deus e que todo o mundo está no maligno” (1Jo 5.19). Satanás é o deus
deste século. Ele é o responsável pelas diferentes tragédias que assolam a
humanidade. Muitos podem dizer que as tragédias e as crises são resultado
apenas da ação do homem, mas não podemos nos esquecer de que Satanás usa os
homens para matar, roubar e destruir (Jo 10.10).
2.
O mundo globalizado. Com certeza você já deve ter
ouvido falar a respeito da globalização. Mas sabe o que significa? Existem
vários conceitos para definir esse termo. Vejamos o conceito segundo o
dicionário Houaiss: “Ato ou efeito de globalizar(-se). Espécie de mercado
financeiro mundial criado a partir da união dos mercados de diferentes países e
da quebra das fronteiras entre esses mercados”. A ideia de globalização surgiu
da consolidação do sistema capitalista, e um dos seus objetivos é a
padronização de ideias e valores.
3.
Tempo de mudanças. Ao longo da sua história, a humanidade
experimentou diferentes transformações na área tecnológica, científica,
econômica e social. Essas mudanças acabaram trazendo crises de ordem social,
econômica e política.
A era moderna foi
marcada pelo avanço do conhecimento científico, pelo advento da
industrialização, pela predominância da luta ideológica e, especialmente, pela
expansão da fé cristã, como também pela proliferação das seitas e das religiões
orientais.
Na atualidade,
temos experimentado o progresso cientifico e tecnológico, mas também crises
econômicas e éticas sem precedentes. O apóstolo Paulo, profeticamente, falou a
respeito desses tempos, referindo-se a eles como trabalhosos e difíceis.
SÍNTESE
DO TÓPICO (II)
O
mundo está caótico, estamos vivendo tempos difíceis.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“Novo
Cenário Mundial
A unificação das
duas Alemanhas; o desmantelamento do império soviético; o fim oficial da
política do Apartheid na África do Sul; as disputas étnicas e territoriais em
regiões como a Bósnia Ezergovina; o conflito entre judeus e árabes pelo
reconhecimento de um Estado Palestino; a Guerra do Golfo, que, com o final da
guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, fez nascer um novo
oponente para os americanos; a luta por reconhecimento por parte do povo e a
democratização das antigas ditaduras latino-americanas são apenas alguns dos
exemplos das mudanças que têm ocorrido no cenário mundial.
Com a formação de
blocos de países, como o MCE — Mercado Comum Europeu (conhecido também como
Unidade Europeia); o NAFTA — North American Free Trade Agreement, ou Acordo de
Livre Comércio da América do norte e o MERCOSUL (do qual o Brasil é importante
membro), entre outros, as relações entre os países deixaram de ser meramente
bilaterais.
Elas passaram a
fazer parte de um contexto muito maior, no qual a globalização de mercados é a
principal prioridade. Em blocos, os países menos fragilizados diante de
potências economicamente mais forte, e com maior poder de barganha” (AYRES,
Antônio Tadeu. Reflexos da Globalização sobre a Igreja: Até
que ponto as últimas tendências mundiais afetam o Corpo de Cristo?1ª
Edição. RJ: CPAD, 2001, p.20).
III.
CARATERÍSTICAS DO MUNDO ATUAL
1.
Uma sociedade centrada no homem. Vivemos
em uma sociedade em que o antropocentrismo prevalece. A palavra antropos
significa “homem”, e antropocentrismo traz a ideia do homem como o centro de
tudo. Certo filósofo pré-socrático declarou que “o homem é a medida de todas as
coisas”. Tal ideia faz do homem o centro do Universo. Sabemos que o homem é
falho e finito. Deus, o Criador, é o soberano. Deus, o Pai, tornou seu Filho
Jesus, a razão e o centro de toda a criação. Paulo, escrevendo aos Colossenses
afirmou: “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”
(Cl 1.17). Os humanistas, na verdade são “amantes de si mesmos” (2Tm 3.2). O
humanismo deve ser repudiado pela liderança da igreja e por seus membros.
2.
Uma sociedade relativista. O relativismo
ético e moral nega a existência de verdades absolutas, especialmente, os
princípios e ensinos imutáveis da Palavra de Deus. O certo e o errado se
confundem, pois as verdades passam a ser relativas. Aqui há a negação de
qualquer lei superior para orientar a vida das pessoas. Por isso cremos que o
relativismo tem causado danos aos crentes em nossos dias.
3.
Uma sociedade secularizada. Segundo o
pastor Claudionor de Andrade o secularismo é a “doutrina que ignora os
princípios espirituais na condução dos negócios humanos”. Essa doutrina também
perverte os nossos valores cristãos. Ela corrompe as verdades bíblicas para
perverter a igreja e desviá-la da fé cristã, pois o secularismo valoriza a
forma em detrimento do conteúdo.
SÍNTESE
DO TÓPICO (III)
O
antropocentrismo, o relativismo e a secularização são características do mundo
atual.
SUBSÍDIO BÍBLICO TEOLÓGICO
Professor, é
importante que o conceito de antropocentrismo, relativismos e secularismo sejam
bem trabalhados nesse tópico. Se desejar, copie no quadro e leia as definições
para seus alunos. Leia com atenção as definições:
“Antropocentrismo —
[Do gr. antropos, homem; do gr. kentron, centro +
ismo]. Perspectiva teológica-filosófica que coloca o homem como centro do
universo, descartando, na prática, a ideia de um Deus bom, justo e que se
interessa pelos negócios humanos. O antropocentrismo leva sempre em
consideração o que declarou o filósofo grego Portágoras: ‘O homem é a medida de
todas as coisas’.
Relativismo — [Do lat. relativas]. Concepção filosófica segundo a
qual nada é definitivamente certo nem absoluto, por depender de contingências e
condicionamentos. Sob esta ótica, caem por terra os princípios éticos da
verdade. O relativismo moral tem sido utilizado pelos ditadores para destruir
os princípios da liberdade e da fé em Deus.
Secularismo — [Do lat. seculu + ismo]. Doutrina que ignora os
princípios espirituais na condução dos negócios humanos. O secularismo, ou
materialismo, tem o homem, e somente o homem, como a medida de todas as coisas.
Pode ser considerado sinônimo de humanismo” (ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário
Bíblico Teológico. 8ª Edição. RJ: CPAD, 1999, pp.45,253,261).
CONCLUSÃO
Mesmo vivendo em um
mundo em crise, podemos contar com a provisão de Deus. Vivemos neste mundo, mas
não podemos concordar com a sua maneira de pensar (Rm 12.2). Temos que
priorizar e manter sempre o fundamento do Evangelho que recebemos.
PARA REFLETIR
A respeito da provisão de Deus em
tempos difíceis, responda:
O que Deus enviou para sustento do seu
povo no deserto?
Deus enviou o maná (pão) e as codornizes
(carne).
Quem todos os dias levava provisão para
o profeta Elias?
Os corvos.
Depois de Querite, Elias foi enviado
para qual lugar? Quem o sustentou ali?
Elias foi para Sarepta e foi sustentado
por uma viúva.
Defina, de acordo com a lição,
globalização?
Segundo o dicionário Houaiss,
globalização é o “ato ou efeito de globalizar(-se). Espécie de mercado
financeiro mundial criado a partir da união dos mercados de diferentes países e
da quebra das fronteiras entre esses mercados”.
Cite três características do mundo
atual.
Antropocentrismo, relativismo e
secularização.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
A
provisão de Deus em tempos difíceis
A Palavra de Deus
mostra que o sistema de vida do mundo é corrupto, materialista e se encontra
completamente desvirtuado da vontade de Deus, que pode ser conhecida por
intermédio da vida e obra de Jesus Cristo. O apóstolo João caracteriza esse
mundo como um grande sistema de vida regido pela “concupiscência da carne”;
isto é, todos os desejos possíveis e impossíveis que a natureza humana e carnal
impulsiona; pela “concupiscência dos olhos”, quando os olhos físicos apenas
desejam aquilo que satisfaça física e materialmente o ser humano; a “soberba da
vida”, quando o acúmulo de bens materiais toma-se o sentido de toda a
existência (1Jo 2.16). Todas essas características confirmam a natureza caída
do ser humano pecador.
Entretanto, o
apóstolo afirma no versículo 17 que o mundo passa, bem como a sua
concupiscência, mas quem faz a vontade do Pai permanece para sempre. Ou seja,
quem tem a mente e o coração voltados para Deus, possui o Espírito de Cristo e
não se deixa escravizar pela concupiscência da carne, dos olhos e da soberba da
vida. Não é mais escravo da carne, mas servo disponível para fazer a vontade de
Deus para sempre.
A realidade caótica
desse mundo prova o quanto a Bíblia, a Palavra de Deus, tem razão em descrever
a malignidade e a perversidade em que se encontra o mundo moderno. Um mundo,
onde não há a valorização da vida, onde pessoas preferem defender o Meio
Ambiente (que é uma defesa legítima e urgente), a crianças indefesas (liberação
do aborto); onde uma sociedade esmaga a espiritualidade interior, pois seus
anseios são voltados para o interesse gélido do homem moderno (uma sociedade
antropocêntrica); onde tudo se relativiza, os absolutos do ponto de vista moral
e éticos são ignorados em nome de uma suposta pluralidade, mesmo que esta seja
perversa e maligna em sua legitimidade; onde uma sociedade é secularizada, pois
obriga o homem de fé a vivê-la enclausurado em sua vida particular (tolera-se a
fé enquanto ela não incomode).
Mas é nesse mundo
de crise e caótico que somos desafiados a viver o Evangelho e caminhar em
provisão da parte de Deus. Nosso Senhor, no Sermão do Monte, nos convida a
sermos “sal da terra” e “luz do mundo”, um candeeiro que ilumina toda uma
região obscurecida por densas trevas. A trilharmos um caminho onde Deus proverá
tudo o que for necessário para a nossa sobrevivência tanto do ponto de vista
humano quanto do ponto de vista espiritual.
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